Resultados AQUI
Dia 17 julho – 3º dia
Portugal termina ESGA 2025 com prestação memorável e é vice-campeã europeia em Super Seniores Net!
Chegou ao fim o ESGA Super Seniors & Masters Team 2025, na Dinamarca, e Portugal despede-se com um desempenho que deixa marca: grande espírito de equipa, resultados históricos e, acima de tudo, uma representação digna da ANSGP e do país.
O grande destaque vai para a ESGA Super Seniors Team Cup, onde a equipa Portuguesa sagrou-se vice-campeã da Europa, ficando a apenas 3 pontos do título, conquistado pela seleção da casa, a Dinamarca. Uma prestação absolutamente fabulosa de todos os jogadores portugueses, que mostraram classe, união e enorme competitividade ao longo dos três dias. Em termos individuais, destaque para a dupla Joaquim Pires/Anastácio Mendes que na fase de pares conseguiram fazer 43 e 45 pontos no 1º e no 2º dia, respetivamente. Destaque especial para Valdemar Carvalho, que, neste último dia, celebrou o seu 80.º aniversário. Um momento único vivido com emoção e espírito de camaradagem, com os jogadores a entoarem-lhe os “Parabéns a Você” no tee de saída, antes de mais uma ronda bem disputada.
No ESGA Super Seniors Team Championship, competição disputada em Gross, Portugal alcançou a melhor classificação de sempre, com um excelente 13.º Lugar. Todos os elementos da equipa estiveram em ótimo plano, inclusive os 3 pares fizeram o mesmo resultado no 1º dia. No 2º e 3º dias José Cruz e José Cândido de Oliveira destacaram-se ligeiramente, mas todos contribuíram para este feito coletivo.
No ESGA Masters Team Trophy, Portugal terminou no 10º Lugar. O Par José Melo Cabral/Agostinho Lucas apresentou-se em grande forma nos primeiros 2 dias. Também aqui, o desempenho geral da equipa foi muito positivo, fruto de uma entrega total ao longo dos três dias.
No conjunto das três competições, foi uma prestação notável das seleções portuguesas, que demonstraram não só qualidade de jogo como também valores de grande desportivismo e fair play, elevando bem alto o nome da ANSGP e de Portugal.
Estes resultados e o excelente espirito de camaradagem vivido entre todos os jogadores e acompanhantes confirmam o bom momento do golfe sénior nacional e da atividade da ANSGP.
Estamos prontos para os desafios de 2026, que terão lugar em Itália, Finlândia e Croácia. O caminho faz-se desde já, com a participação nos torneios da ANSGP — é através deles que se define quem representará Portugal nas próximas edições dos Campeonatos da Europa ESGA.
Parabéns a todos os jogadores! Bom regresso.
Dia 16 julho – 2º dia
O segundo dia de competição na Dinamarca trouxe excelentes notícias para as cores nacionais! As equipas portuguesas continuam a subir na classificação e mostram que estão prontas para lutar até ao fim pelos melhores lugares. Com prestações equilibrados e consistentes, e espírito competitivo elevado, o sonho está mais vivo do que nunca.
Destaque absoluto para a equipa da ESGA Super Seniors Team Cup, que subiu à liderança da competição (Top 1) no Stensballegaard Golf Club! A prestação da dupla Anastácio Mendes/Joaquim Pires tem sido simplesmente notável: 43 pontos no 1.º dia e 45 pontos no 2.º, a arrasar no percurso e a dar um contributo decisivo para o excelente desempenho da equipa. Mas é importante sublinhar que este sucesso é o reflexo do contributo de todos os jogadores da equipa, que têm jogado com entrega, classe e espírito de entreajuda.
O bom momento da comitiva portuguesa não se ficou por aqui. Também nas restantes competições houve progressos e exibições sólidas, fruto do esforço colectivo e da atitude competitiva de todos os nossos representantes.
No ESGA Masters Team Trophy, Portugal subiu ao Top 9 entre 19 equipas, ganhando posições e mostrando clara evolução em relação ao primeiro dia (Top 11).
Também a equipa que disputa o ESGA Super Seniors Team Championship, subiu na tabela, passando do Top 16 para o Top 13.Tudo ainda em aberto para um final forte.
O espírito de equipa, a coesão e o desempenho consistente de todos os jogadores têm sido determinantes. Amanhã joga-se tudo no 3.º e último dia da competição. Estamos na luta e vamos entrar em campo com um propósito claro: representar com orgulho a ANSGP e Portugal, lutar por resultados de destaque e afirmar-se, dentro e fora do campo, como exemplo de desportivismo e Fair Play.
Dia 15 julho – 1º dia
A participação portuguesa no ESGA Super Seniors & Masters Team 2025 arrancou esta segunda-feira com sinais muito positivos. As três selecções nacionais em prova mostraram garra e consistência nos respeitivos campos dinamarqueses, assegurando lugares de destaque após o primeiro dia de competição.
No Stensballegaard Golf Club, palco do ESGA Super Seniors Team Cup, a equipa portuguesa entrou com o pé direito e posiciona-se entre as melhores, ocupando o Top 6 entre 18 equipas. Um arranque sólido que deixa boas perspectivas para os dias que se seguem.
Já no Mollerup Golf Club, onde decorre o ESGA Masters Team Trophy, a formação nacional garantiu o Top 11 num total de 19 equipas, mantendo-se na luta por uma melhor classificação numa prova muito equilibrada.
Por fim, no Lyngbygaard Golf Club, a equipa portuguesa a disputar o ESGA Super Seniors Team Championship encontra-se actualmente no Top 16, num campo desafiante e perante uma concorrência de elevado nível.
Com ainda muito golfe por jogar, o balanço do primeiro dia é francamente positivo. As equipas nacionais demonstraram espírito competitivo, coesão e vontade de elevar o nome de Portugal.
Amanhã segue-se mais um dia decisivo, com os nossos representantes determinados a continuar a subir na classificação.
O espírito de entreajuda e união dentro das nossas equipas fez a diferença. Boa sorte para amanhã!
Diário de Mário Oliveira:
Com uma temperatura agradável durante a manhã e uma tarde chuvosa, tivemos hoje o primeiro de competição.
As 3 duplas que compõem a equipa net tiveram um desempenho interessante, que ficou reflectido nos resultados de 38, 39 e 43 pontos.
Sendo considerados os 2 melhores resultados (43+39), a equipa net de Portugal reparte o 6° lugar com França e Finlândia, com uma diferença de 3 pontos para o 3° lugar (Dinamarca) e 5 pontos para o 1° lugar que é repartido por Suécia e Polónia.
Amanhã teremos o 2° dia de competição, e os nossos jogadores estão fortemente empenhados em melhorar a performance de hoje e subir alguns lugares na classificação.
Dia 14 julho – Treino
Com uma temperatura amena e sem chuva, a equipa net realizou hoje no campo Stensballegaard (Dinamarca) uma volta de treino.
É um campo tipo “links”, com fairways generosos, elevado número de bunkers e greens ondulados.
A equipa manifestou uma boa adaptação ao campo e saiu confiante que amanhã (1°dia de competição) irão fazer boas prestações.
